Teste do pezinho em domicílio é o novo serviço da saúde em Jardim de Piranhas

0
14

vacinaçãoA Prefeitura de Jardim de Piranhas ampliou mais uma vez seus serviços de atendimento à saúde e decidiu levar o teste do pezinho até a casa das novas mamães na zona rural. O trabalho, desenvolvido pela Estratégia Saúde da Família 5, analisa ainda as condições de moradia, vínculo afetivo entre mãe e bebê, o umbigo, e realiza orientações sobre amamentação, higiene e cuidados com a saúde.

O objetivo desta proposta é evitar que as mães deixem de realizar o exame por estarem distante das unidades de saúde ou por desinteresse. Contudo, a atuação da equipe vai muito além e busca ampliar a segurança de saúde do município, prevenindo doenças, mortalidade materna e infantil.

De acordo com o enfermeiro da equipe, Juvenal Dantas, o teste do pezinho tem como objetivo detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido. “Pode ser realizado até 30 dias depois do nascimento, mas o adequado é que esse exame seja feito entre o terceiro e o quinto dia depois do parto. Em jardim, este serviço está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde”, disse.

Deixe uma resposta